Descrição
A própolis é uma substância balsâmica elaborada com a resina coletada pelas abelhas em flores, brotos, exsudatos de árvores e misturada com o pólen e secreções gustativas próprias das abelhas.
Na indústria o extrato líquido é preparado por maceração que é uma técnica que consiste em deixar a resina da própolis em imersão com líquidos extratores autorizados por até 15 dias. Esse método de preparo depende do tempo para que o produto ao longo dos dias solubilize seus ativos no líquido. Para essa técnica utilizamos uma proporção de 30% de própolis para 70% de líquido extrator, que seria uma combinação de álcool de cereais e água, resultando um extrato líquido com percentual de ativos entre 12 e 15%.
Composição da Própolis
A própolis apresenta 50% de resinas e bálsamos, 30% de cera, 10% de óleos essenciais, 5% de pólen e 5% de outras substâncias funcionais. A quantidade de cada componente presente vai depender da época de sua coleta e da localização geográfica das colmeias. As abelhas utilizam múltiplas fontes vegetais para elaborar a própolis negra que é riquíssima em compostos bioativos extraídos da flora silvestre brasileira e que podem variar de uma estação para outra.
Na composição química já foram identificados mais de 300 diferentes tipos de componentes nutritivos e bioativos. Os componentes presentes incluem aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos, flavonoides, ácidos fenólicos, aldeídos aromáticos, álcoois terpênicos e sesquiterpênicos. Dentre estes componentes, destacam-se os compostos fenólicos e em especial os flavonoides e ácidos fenólicos responsáveis por grande parte das atividades biológicas comprovadas.
Benefícios da Própolis
A própolis negra ou silvestre é consagrada pelos seus efeitos na saúde humana e têm aplicação em diferentes produtos e formulações galênicas. Desde a antiguidade, ela é utilizada na medicina tradicional como antisséptico, antiviral, antioxidante, anti-inflamatório, antibiótico natural e pode auxiliar no funcionamento normal do sistema imunológico.
A presença dos flavonoides e ácidos aromáticos é eficaz contra anormalidades bucais, principalmente doenças e inflamações dentárias. A combinação do extrato da própolis com enxaguatórios ou dentifrícios potencializa a prevenção das infecções microbianas, bem como auxilia evitando as inflamações gengivais.
Os componentes da própolis apresentam capacidade terapêutica de reparação tecidual e regeneração de lesões. Essas propriedades se devem as características imunomodularoras, anti-inflamatórias e antimicrobianas. Em síntese, a Própolis é um produto natural e saudável como fonte de compostos funcionais e necessários para auxiliar processos biológicos no nosso organismo.
Concentração
Formulação da extração: Própolis 30%, Álcool 70%, resultando em uma média de 12% a 14% de extrato seco solúvel.
Recomendação de consumo: Utilizar de 3 a 5 gotas diluídas em água.
Advertências:
Em caso de alergia ou sensibilidade suspender o uso. Manter fora do alcance de crianças.
Observação:
O extrato pode colorir o recipiente utilizado no preparo. Dar preferência por usar sempre o mesmo copo ou utilizar um copo descartável.
Avaliações
Não há avaliações ainda.