Descrição
O Eucalipto Azul também conhecido como Eucalipto da Tasmânia é uma árvore de grande porte que pode chegar a 60 metros de altura. Os eucaliptos são nativos da Austrália e cultivados em diferentes regiões do mundo. São utilizados para diversos usos como drenagem de solos e banhados, ornamental e também como importante matéria-prima para indústria de papel e celulose.
As folhas são alongadas com formato de lança (lanceolada), azul-acinzentadas e costumam aparecer na parte superior da árvore, local onde também se localizam as flores, pequenas e brancas muito importantes na produção apícola, dando ao mel um sabor muito característico. Suas folhas são utilizadas na medicina popular pelos povos aborígenes para combater resfriados, congestão nasal com inalação dos vapores do chá e também como cicatrizante da pele.
As folhas do eucalipto glóbulos contém óleo essencial que varia de 0,7 a 2,4%. O óleo essencial é extraído por destilação com arraste de vapor e retificado, apresentando como rendimento uma proporção de 100 kg de folhas para obtenção de 1 kg de óleo essencial. O cineol ou eucaliptol é o constituinte majoritário com concentração variando de 65 a 84%. Os componentes do óleo essencial de Eucalipto globulus, em ordem decrescente, são 1,8-cineol (eucaliptol), α-pineno, limoneno e globulol.
Benefícios do Óleo Essencial de Eucalipto
Na Aromaterapia o óleo essencial de Eucalipto apresenta propriedades funcionais como: expectorante, antisséptico e anti-inflamatório, além de contribui com o normal funcionamento das vias aéreas quando aplicado por inalação. O óleo essencial apresenta aroma forte e refrescante, muito utilizado como purificador, favorecendo a integração e sociabilidade. Sua utilização na indústria de alimentos e cosmética também é muito marcante, presente em diversos produtos como aroma natural.
Dicas de Uso
Os óleos essenciais são substâncias puras. Como são altamente concentrados, devem ser utilizados diluídos e com cautela. Podem ser utilizados com água em aromatizadores de ambientes, difusores ou inaladores. Podem ser combinados com óleos vegetais carreadores para utilização na pele e em massagens. Por fim, podem ainda ser utilizados junto com shampoos, sabonetes e cosméticos, ou em banheiras.
Advertências:
Pode causar alergias ou irritação de pele em algumas pessoas;
Gestantes, mães que estão amamentando, bebês e pessoas com histórico de convulsões NÃO devem usar esse óleo essencial.
Avaliações
Não há avaliações ainda.