Descrição
A Erva-Baleeira pode ser encontrada em nas restingas marítimas de quase todo o Brasil, mais comumente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Historicamente utilizada pelos povos litorâneos para preparação de garrafadas, infusões e banhos de imersão devido às propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias.
A planta é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura, com folhas verdes ásperas de aroma forte, sementes vermelhas e pequenas flores brancas atrativas para abelhas e outros insetos.
As folhas contém um teor médio de óleo essencial que varia de 0,2 e pode chegar até 1,0%. No óleo essencial encontramos um sesquisterpeno conhecido como α-humuleno indicado como principio ativo da erva-baleira e responsável pela atividade anti-inflamatória.
O óleo essencial de Erva Baleeira é obtido através da destilação por arraste de vapor. Para a obtenção de 1 kg do óleo são necessários cerca de 1800 kg de folhas. Seus principais componentes são o α-pipeno, transcariofileno, alo-aromadendreno e α-humuleno.
Benefícios do Óleo Essencial de Erva Baleeira
Suas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e analgésicas fazem do óleo essencial de Erva‑Baleeira um importante aliado na massoterapia, sendo empregado juntamente com óleos carreadores para promoção de bem estar e alívio de dores musculares e articulares. Diferentemente de outros medicamentos, a utilização do óleo essencial de Erva Baleeira não possui registros de efeitos colaterais.
Dicas de Uso
Os óleos essenciais são substâncias puras. Como são altamente concentrados, devem ser utilizados diluídos e com cautela. Podem ser utilizados com água em aromatizadores de ambientes, difusores ou inaladores. Podem ser combinados com óleos vegetais carreadores para utilização na pele e em massagens. Por fim, podem ainda ser utilizados junto com shampoos, sabonetes e cosméticos, ou em banheiras.
Advertência: Pode causar irritação de pele em algumas pessoas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.