Descrição
O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma erva aromática com origem no Mediterrâneo e cultiva em diversas partes do mundo. Podendo atingir até 1,5 metros de altura, a planta possui flores azuladas e pequenas folhas empregadas na culinária mundial como condimento. Pode ser conhecido pelos nomes populares rosmarino, alecrim-de-casa, rosmarinho espanhol, alecrim-de-cheiro, erva-da-graça.
A planta floresce praticamente todo o ano e não precisa de cuidados especiais. O alecrim apresenta aroma muito agradável, o que faz com que seja amplamente utilizado em jardins e até mesmo junto a colmeias para produção de mel. Nas tradições populares europeias, o alecrim era considerado sagrado, protegendo os povos contra ladrões, demônios e pragas. Historicamente também foi muito empregado na conservação de carnes e outros alimentos.
O óleo essencial de Alecrim é obtido por destilação com arraste de vapor. O rendimento de óleo essencial apresenta uma proporção de 200 kg de planta para obter 1 kg do óleo essencial puro. O óleo essencial de alecrim apresenta diferentes composições ou quimiotipos (QT) o que pode diversificar suas aplicações.
Os principais QT do óleo essencial de alecrim são QT α-pineno, QT borneol, QT acetato de bornila, QT cânfora, QT 1,8-cineol (eucaliptol), QT mirceno e QT verbenona.
Os componentes do óleo essencial de Alecrim do QT α-pineno Chamed, em ordem decrescente, são α-pineno, 1,8-cineol (eucaliptol), canfeno, limoneno, verbenona e cânfora.
Benefícios do Óleo Essencial de Alecrim
Na Aromaterapia óleo essencial de Alecrim é conhecido por suas propriedades funcionais e apresenta atividades miorelaxante, analgésica, digestiva, estimulante da memoria, expectorante, cicatrizante, antimicrobiano, além dos usos e cuidados com o cabelo. O óleo essencial apresenta aroma agradável, herbáceo e refrescante, muito utilizado por pessoas que buscam bem-estar, sendo considerado muitas vezes como tônico físico e mental, revitalizando a energia em momentos de cansaço. Sua utilização cosmética também é muito marcante, presente em sabonetes, cremes e shampoos, sendo conhecidamente um agente antimicrobiano e auxiliar dos cuidados para o crescimento capilar.
Dicas de Uso
Os óleos essenciais são substâncias puras. Como são altamente concentrados, devem ser utilizados diluídos e com cautela. Podem ser utilizados com água em aromatizadores de ambientes, difusores ou inaladores. Podem ser combinados com óleos vegetais carreadores para utilização na pele e em massagens. Por fim, podem ainda ser utilizados junto com shampoos, sabonetes e cosméticos, ou em banheiras.
Advertência: Pode causar irritação de pele em algumas pessoas.
Avaliações
Não há avaliações ainda.